terça-feira, 15 de outubro de 2013

Escolha do artigo científico sobre sociolinguística




CIÊNCIA OU DOGMA? O CASO DO LIVRO DO MEC E O ENSINO
DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL
Autor: Dante Lucchesi*
* Professor Associado de Língua Portuguesa da Universidade Federal da Bahia,
Pesquisador 1-C do CNPq, autor do livro Sistema, Mudança e Linguagem (Parábola, 2004),
organizador do livro O Português Afro-Brasileiro (EDUFBA, 2009) e Coordenador do Projeto
Vertentes do Português Popular do Estado da Bahia <http://www.vertentes.ufba.br/>.
Para o artigo científico escolhido acessar o LinK: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/letras/article/view/24713/18603


Justificativa: O fenômeno da variação linguística que marca de forma significativa a associação entre a língua falada e escrita, a homogeneidade e a heterogeneidade da compreensão da língua, sua aplicação e classificação como língua padrão (norma culta) com um enfoque objetivo e como língua popular ou coloquial com um enfoque subjetivo. O fato abordado pela imprensa em 2011, na qual o livro  de Língua Portuguesa elaborado pelo MEC "ensina a falar errado" é discutida  por Lucchesi, ainda é presente na prática de ensino da língua no Brasil que padroniza e, muitas vezes, não se preocupa com a aplicação de elementos subjetivistas observando a realidade social do falante e sua heterogeneidade. Sendo assim, faz-se necessário uma melhor compreensão das variantes abordadas pelo estudo da sociolinguística para entender que o acréscimos ou retirada de determinados termos tomados como linguagem culta é fruto da diversidade cultural, regional  e social da qual a língua sofre influência.  





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